Entidade Representante Dos Profissionais de TI (nossa OAB)

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Empreendedorismo /Entidade Representante Dos Profissionais de TI (nossa OAB)

Entidade Representante Dos Profissionais de TI (nossa OAB)

Vinícius Thiengo21/11/2013, Quinta-feira, às 16h
(716) (1) (1)

Entidade Representante dos Profissionais de TI. Um tempo atrás estava eu na sala de aula onde o citado assunto foi discutido. Basicamente o que girava em torno do assunto era nós termos uma entidade no estilo da OAB em que somente poderiam trabalhar "legalmente" na área de TI os profissionais que tivessem a aptidão (conseguida pela entidade por meio de cursos superiores e técnicos) para isso. Tá, e quais são os prós e contras?

Prós (informados em sala de aula pela turma e professor): certificação do profissionalismo e da capacidade no momento de executar o trabalho, formalização por profissionais de TI dos direitos e leis da área, filtragem dos profissionais aptos ao serviço (será?) e outros que não me recordo.

Contras (minha opinião): primeiro você já começa com um monte de muleque fdp gênio que tem seus 15 ou 17 anos que não mais poderão sair desenvolvendo softwares e lançado ao mercado para então virarem os próximos "Mark Zuckerberg", "Bill Gates", "Steve Jobs" (nenhum deles terminaram um curso formal na área de TI) entre outros. Outro problema óbvio é a questão da renda famliar, imagina o João da esquina de sua rua que concerta o pc de geral do bairro e com isso ganha um trocado a mais para completar no final do mês, e pior, imagina o João tendo apenas seu conhecimento de TI como a fonte principal de renda e sem nenhum curso formal. Outra é a questão da demanda, dá uma pesquisada sobre empregos na área de TI... é o que não falta velho (pagam pouco, mas tem), no meu estado (ES) vira e mexe sai  reportagens no jornal impresso falando sobre a escassez de profissionais na área de TI, ou seja, se diminuir o número, a casa cai de vez. Outra, e que acho mais importante, é a questão do empreendedorismo, faço as palavras de Érico Rocha (Ignição Digital) as minhas: "O que vai mudar esse país é o empreendedorismo". Estamos falando de empregos, maior consumo, mais dinheiro injetado na economia, aumento na expectativa de vida (qualidade de vida melhorando)... claro que tem o lado ruim (corrupção e talz), mas entregar o empreendedorismo digital apenas para profissionais formais da área de TI acho que seria "exagero". Mas enfim, essa é minha opinião.

Então esse é um assunto que nem é aquele que faz nós perdermos a cabeça porque na verdade ele nem está em discussão no legislativo nem em nada (se não me engano). Mas eu achei interessante falar sobre ele aqui, vai que um dia isso cola e alguém levanta a bandeira querendo com unhas e dentes esse tipo de entidade!

Então comente sua opinião, fale o que acha. Vlw!

Se divirta, evolua.

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

O que acho de SEO (Search Engine Optimization)O que acho de SEO (Search Engine Optimization)Desenvolvimento Web
Preço de Software: Estratégias Para Negociar Com Clientes PechincheirosPreço de Software: Estratégias Para Negociar Com Clientes PechincheirosEmpreendedorismo
Alavancar Startup. Vale a pena?Alavancar Startup. Vale a pena?Empreendedorismo
Baidu no Brasil: Será Que Vinga?Baidu no Brasil: Será Que Vinga?Desenvolvimento Web

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...