Escolhendo o Melhor Nome de Domínio Para um Site

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Desenvolvimento Web /Escolhendo o Melhor Nome de Domínio Para um Site

Escolhendo o Melhor Nome de Domínio Para um Site

Vinícius Thiengo02/09/2016, Sexta-feira, às 11h
(782) (42) (15)
Go-ahead
"A disciplina e a liberdade não são mutuamente excludentes, mas mutuamente dependentes, porque sem disciplina nós afundaríamos no caos."
Paulo Coelho
Código limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas598
Comprar Livro
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Opa, blz?

Abaixo Roberto Santos informa como melhor escolher um nome de domínio para sites no Brasil. As dicas são valiosas e simples.

Uma das decisões mais importantes na hora de criar um website para uma empresa ou organização é a escolha dos nomes de domínio que serão usados. O domínio de um site deve representar a marca de uma organização de forma adequada e concisa.

A compra de diversos nomes de domínio é um investimento a ser considerado por qualquer organização que busque construir a sua presença online. Empresas especializadas na venda de domínios como a GoDaddy ou 1&1 tornam possível a aquisição de vários nomes de domínio a um custo baixo.

Abaixo estão os principais aspectos que devem ser levados em conta na hora de escolher o nome de domínio para um site.

Facilidade de Digitação

Encontrar um domínio que seja de fácil digitação é crítico para o sucesso de qualquer website. As pessoas devem ser capazes de digitar o domínio tal qual ele soa quando dito em voz alta. Deve-se evitar utilizar qualquer tipo de gíria ou pronúncia incorreta. Pelo mesmo motivo, o uso de números e hifens também deve ser evitado. Sempre que possível, deve se dar preferência ao domínio idêntico ao nome do negócio ou organização (por exemplo, a Empresa ABC deve procurar registrar o domínio como "empresaabc.com.br").

Mantenha o Domínio Curto

Domínios muito extensos dificilmente são lembrados. Além disso, quanto maior o domínio, maiores as chances de que os visitantes errem na digitação. Sempre que possível, deve se limitar o domínio para duas ou no máximo três palavras.

Dê Preferência ao ".com"

A preferência pelos domínios ".com" é inegável. Mais de 75% dos websites possuem um domínio terminado em ".com". No Brasil, a terminação mais utilizada ainda é a ".com.br", mas sempre que possível é importante também registrar o domínio ".com" correspondente. Isso é especialmente válido para empresas ou organizações com abrangência internacional.

Garanta o Domínio Por um longo Prazo

É muito comum que indivíduos comprem um nome de domínio por prazos de um ou dois anos e acabem se esquecendo de realizar a renovação. Ao expirar o prazo contratado, o domínio é colocado à venda novamente, e fica disponível para qualquer pessoa que deseje adquiri-lo. Por isso, é recomendável que a compra seja feita por um prazo estendido, garantindo a propriedade do domínio e evitando possíveis dores de cabeça no futuro.

Evite Problemas de Direitos Autorais

Uma vez que se tenha em mãos algumas opções de domínio para registro, é importante verificar junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) se as combinações de palavras escolhidas para cada domínio não infringem os direitos autorais de outras partes. Caso exista uma marca registrada com grande similaridade ao seu domínio, isso pode vir a gerar problemas no futuro. É possível verificar as marcas registradas através deste website.

A compra de um domínio é um processo muito simples. A decisão pelo nome do domínio, no entanto, pode se revelar mais complicada do que o necessário. Observar essas dicas simples pode ajudar na hora da escolha pelo nome de domínio e reduzir as chances de ocorrerem problemas no futuro.

Conclusão

Uma dica importante: nome de domínio correto e conteúdo de qualidade.

Escolhendo o nome de domínio correto ao seu negócio / blog e colocando um conteúdo de qualidade e revisado (para o Google conteúdo de qualidade tem em torno de 2200 palavras) rapidamente (de um a três meses) você consegue aparecer entre as primeiras páginas dos motores de busca.

Com as dicas acima você já consegue escolher o melhor domínio, passo tão importante quanto o conteúdo do site. Logo depois é foco na construção de conteúdo. Mesmo que você esteja criando um site "brand" (somente apresentação de produto) coloque um conteúdo detalhado e revisado (sem erros de português) para os usuários.

Se você é mobile dev, saiba que muitas APPs (se pouco, a maioria) têm sua extensão Web, logo mesmo nesse contexto o registro do domínio correto é importante.

Até a próxima.

Vlw.

Conteúdo: Roberto Santos.

Conclusão: Vinícius Thiengo.

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

Monetização sem Anúncios utilizando a Huq SDKMonetização sem Anúncios utilizando a Huq SDKAndroid
As 33 Coisas que Todo Programador Deve Parar de FazerAs 33 Coisas que Todo Programador Deve Parar de FazerEmpreendedorismo
Use a Cabeça! Padrões de ProjetosUse a Cabeça! Padrões de ProjetosLivros
Padrão de Projeto: SingletonPadrão de Projeto: SingletonAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...