O Cérebro Com Foco e Disciplina

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Livros /O Cérebro Com Foco e Disciplina

O Cérebro Com Foco e Disciplina

Vinícius Thiengo04/11/2015
(1052) (1) (7)
Go-ahead
"Dar o seu melhor neste exato momento vai colocá-lo no melhor lugar possível no momento seguinte."
Oprah Winfrey
Código limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas598
Comprar Livro
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido
Capa do livro "O Cérebro Com Foco e Disciplina" de Renato Alves
Título
O Cérebro Com Foco e Disciplina
Categoria
Empreendedorismo
Autor(es)
Renato Alves
Editora
Gente
Ano
2014
Edição
Páginas
159

Opa, blz?

Terminei a leitura do livro “O cérebro com foco e disciplina” de Renato Alves e editora Gente. O autor é também fenômeno quando se falando sobre memorização, digo também, pois se está acompanhando as resenhas viu que também falei dos livros “Mentes Brilhantes” e “Mentes Geniais" de Alberto Dell’Isola, outro grande nome brasileiro quando se falando em memorização.

O livro pelo título indica que algumas técnicas de foco e disciplina serão apresentados no decorrer da leitura, como ocorre nos livros do Dell’Isola, principalmente o livro “Mentes Geniais” (mais técnicas de memorização). Sim há as técnicas, mas em um modelo bem diferente do já abordado por Dell’Isola, na verdade são mais conselhos do que técnicas. Os conselhos parecem até clichês, nada do que já não tenhamos ouvido ao menos uma vez, mas concordo com o autor, são todos úteis e pouco utilizados. O "pouco utilizados” foi uma escolha minha utilizar aqui, muito pelo que observo, no impulso que alguns em volta de nós tem no dia a dia e até mesmo nós, para compras, por exemplo.

O autor inicia falando sobre os problemas que enfrentamos nos dias de hoje, problemas que tiram nossa atenção do que realmente importa. Aplicativos que nos viciam a olhar a tela do smartphone frequentemente, problemas pessoais até mesmo com familiares por causa de coisas pequenas e que com apenas um pedido de desculpas tudo se resolveria, e por ai vai. Isso e mais em um contexto que tira a produtividade de nosso cérebro, tendo em mente que ele vai coordenar as ações do corpo.

O autor aborda a importância de termos controle de nosso mente com técnicas que envolvem: evitar comparações, fazer sua parte sem esperar nada em troca, alcançar a realização pela humildade, aprender a receber críticas, não criticar, não julgar, aprender a receber conselhos, não dar conselhos, fazer declarações positivas, falar menos e refletir mais, na medida do possível falar sempre a verdade (esse ele se embolou um pouco quanto ao título do principio e a explicação utilizada). Esses são os onze princípios que o autor aborda apenas em um capítulo e alguns de forma implícita em outros. São principio / comportamentos que tendem sim trazer a paz mental que tanto é comentada no livro, alias no livro “Foco” de Daniel Goleman é apresentado que quando temos comportamentos positivos (os onze princípios citados acima, por exemplo), nossos pensamentos são juntamente positivos (esse é que afetam o comportamento) e isso aumenta nossa produtividade, foco na tarefa que escolhemos realizar.

O problema do princípio “na medida do possível falar sempre a verdade” é que de vez em quando podemos contar algumas mentiras, segundo o título do autor. Quando tinha somente o título do principio em mente era isso que tinha imaginado, logo fiquei ansioso em chegar na parte onde o autor iria dizer que mentir de vez em quando é necessário. Não! Como o camarada faz um livro falando de foco e disciplina onde é ensinado que de vez em quando a mentira é o melhor caminho! Nada, o autor não aprova nem a mínima mentira, nice! E ele explica os efeitos que isso traz, conforto no momento da mentira, o aparente “buraco tapado”, porém a casa cai no futuro, assim ele utilizou como exemplo o caso “Pedrinho” onde o jovem de 16 anos em 2002 ficou sabendo que na verdade tinha sido roubado na maternidade. Voltando ao problema do título do principio, houve inconsistência do texto utilizado com o conteúdo apresentado para explicar o principio. Não fiquei surpreso, pois próximo ao meio do livro o autor começa a falar sobre o problema de escolhas, na contra-mão da paz mental, que temos em nossa mente quando damos muito valor ao “ter" e menos ao “ser". Nessa parte o autor fala sobre um personagem que era em parte bem sucedido, bela casa, belo carro, mas que teve um problema com o relógio, levou para concertar e adquiriu um novo somente por causa do belo elogio que a vendedora o fez com o relógio novo. Com o tempo ele comprou mais relógios devido aos elogios que recebeu pelo relógio novo no trabalho e com a coleção de relógios ele gastava um tempo bom antes de ir trabalhar somente para decidir com qual iria... e por ai vai. A problemática está que antes de falar desse personagem o autor cita o jogador Kaká, fala sobre a vida dele e que ele tem paz mental mesmo utilizando roupas de grife e se hospedando nos melhores hotéis… fiquei esperando, logo depois dos comentários sobre o jogador, algo como: ele antes era… ele utilizou os métodos… . Mas não, ele simplesmente falou sobre essa parte da vida do Kaká e seguiu para o personagem comentado a cima. Achei que foi desnecessária essa parte, mas enfim, não atrapalhou o conteúdo do livro, mas lhe deixa preparado para outras inconsistência como a do título do principio.

Uma outra inconsistência é que na capa do livro (a da parte de trás) fala sobre aprender a técnica de concentração para ler e escrever (dentre outras técnicas apresentadas junto a essa). Porém no livro não tem essa parte, nada sobre técnica de leitura e escrita e essa era também uma parte que me interessava. Mas enfim, o título de apresentação das técnicas nessa capa é “Aprenda as técnicas para:” algo que tira do autor qualquer necessidade de realmente ter esse conteúdo em especifico no livro, mesmo que o leitor venha a esperá-lo.

Uma parte muito interessante no livro que concordei com o autor e não vi em livros como “Foco” ou os livros do Dell’Isola, foi a questão da organização, ele aborda esse assunto com muita seriedade e mostra que o impacto na vida pode ser mais que surpreendente, ainda indica que há livros que lhe ajudam a ser melhor organizado. E deixa claro que está falando sobre ser organizado e não metódico, mesmo sabendo que ambos tem seu espaço no mundo.

Bom, o conteúdo do livro é muito show de bola, inspirador e um alerta aos perigos que nossa mente corre no dia a dia (aplicativos não produtivos, conversas sobre vidas alheias, muitas tarefas sendo realizadas ao mesmo tempo, …). O autor não precisa dizer muito sobre o que ele é a qualidade que tem em seus produtos, basta entrar no site dele http://renatoalves.com.br/ que você verá os números, são surpreendentes e contra fatos não há argumentos. Porém a capa do livro ficou mais para impactar as vendas do que apresentar de forma resumida o conteúdo (meio que deixa o leitor preparado para conteúdos que não vai encontrar, não de maneira especifica somente sobre esses), o conteúdo sobre o jogador Kaká foi fora de contexto e a inconsistência do título do principio foi também um ponto negativo, vou de três estrelas por esses motivos, não dei cinco estrelas para outros livros por causa do conteúdo, esse foi somente por causa dessas falhas, o conteúdo é sim excelente. A leitura é fácil e o livro é direto e pequeno, da para ler em um final de semana chuvoso (ops! plágio) e logo depois se organizar e focar em seus objetivos, logo, leitura recomendada.

Vlw

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

A Menina do ValeA Menina do ValeLivros
A Menina do Vale 2A Menina do Vale 2Livros
Mentes Geniais - Aumente em 300% a Capacidade do Seu CérebroMentes Geniais - Aumente em 300% a Capacidade do Seu CérebroLivros
Rápido e DevagarRápido e DevagarLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (1)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
23/01/2016
Muito interessante! Já esta na minha lista de leitura obrigatória desse ano!
Obrigado pela indicação!
Responder