Padrões de Projeto Para o Android
(7900) (2)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinÃcius Thiengo
VÃdeo aulas186
Tempo15 horas
ExercÃciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Gene Kim, Jez Humble, John Willis, Patrick Debois
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2018
Páginas464
Bom, o livro é excelente, apesar de não ter uma linha sequer de código ele é realmente bom, primeiro que o autor, Greg Nudelman, é muito bom no que faz, design de interface. Como saber disso? Olha os clientes que o camarada já teve: eBay, Wells Fargo, PayPal, IBM, Cisco, ... e por ai vai.
O livro apesar de ser bem verboso (muito, mas muito texto) ele passa uma segurança quanto a alguns padrões que já utilizamos, porém não tinhamos niguém ou nada que segurasse a bandeira de que o que nós programadores estavamos fazendo era sim algum comum para o que foi solicitado. Mostra muita coisa errada que fazemos também (chamado no livro de Antipadrão), como por exemplo querer aplicar o mesmo padrão de design para diferentes plataformas (IOS, Android, Windows Phone, ...). O autor deixa claro por meio de exemplos que não, não devemos fazer o mesmo design para plataformas diferentes, porém as funcionalidades sim devem ser as mesmas. Os padrões de deseign cada plataforma tem a sua. Uma das coisas interessantes que o autor afirma com convicção e apresenta por meio de exemplos é que de forma alguma a plataforma mobile, ou seja, a versão mobile de algum sistema Web deve ter menos funcionalidades que a versão Web, ele deixa claro que isso é um antipadrão e que se a plataforma mobile tiver mais funcionalidades não há problemas, somente o inverso. Não me lembro de no livro o autor ter mostrado algum padrão ou antipadrão sem estar acompanhado de pelo menos um exemplo, isso é muito útil, pois os exemplos são em sua maioria de aplicações reais que estão disponíveis para donwload. O autor trabalha desde o inicio com um pequeno projetinho (apenas os wireframes são apresentados) de PetShop e vai com ele até o penultimo capítulo do livro.
Quanto a quem deve ler o livro o autor deixa claro que ou você tem conhecimentos de desenvolvimento em Android ou você trabalha diretamente com projetos e pessoas que têm esse conhecimento em desenvolvimento Android. Como falei acima o livro é bem verboso e tem uma parte boa de texto técnico de design como lightbox e carossel. Uma das coisas que também achei interessante no livro é que o autor ressalta muito a importância do padrão breadcombs na plataformamobile, algo que sempre ignorei devido a escassez de espaço, porém na forma apresentada no livro dá para pegar o macete de utilizar esse padrão também na plataforma mobile. Na paltaforma mobile o nome do padrão é "Barra de filtragem". Um padrão que conheci no livro e já implementei no APP GoWalk e GoWalk Passeador é a memória nas buscas realizadas, ou seja, se o usuário já fez alguma busca é sempre bom mostrar a ele o resultado da última busca realizada assim que ele acessa a área de busca novamente, claro que o autor também avisa que devemos permitir que o usuário remova esse histórico de busca.
Velho é isso, o livvro é muito bom, se você está querendo evoluir mais ainda no desenvolvimento Android eu recomendo muito a leitura. O autor além dos clientes que tem ele tem também alguns artigos publicados no Smashing (http://www.smashingmagazine.com) um dos blogs de conteúdo de design e programação mais acessado do planeta (senão o mais acessado). Logo no ínico do livro o autor deixa claro que o livro não é um livro para quem está procurando se aprimorar em codificação, logo não podemos "linchá-lo" quanto a isso. Teve alguns padrões que não concordei e também não utilizaria, coisa de um ou dois que tive essa rincha, porém mesmo não tendo os padrões apresnetados no livro destrinchados em nenhuma entidade certificadora como a ISO e a IEEE quem desenvolve para Android notará que realmente faz sentido o que o autor apresenta e que os exemplos de aplicativos reais colocam ainda mais credibilidade no conteúdo. No final o autor apresenta um padrão que segundo ele se tornará o próximo principal padrão de menu no android, é o padrão Deslizamento em C ou C-Swipe que eu realmente acredito que se o Android prover uma maneira intuitiva de utilizá-lo ele realmente se tornará a menina dos olhos quando falando em padrões de menu (hoje a menina dos olhos em menu é o padrão de Gaveta que temos como exemplo o NavigatorDrawer já apresentado aqui no blog)
Vou de quatro estrelas, pois achei que o site poderia completar ainda mais o livro com alguns códigos bem simples que não foram postados no site, como por exemplo a aplicação de um menu em abas (ActionBar e cia) com a configuração de menu sobreposto ao conteúdo e transparente (show de bola, vale muito a pena tentar fazer ai!). Mas é aquilo, ainda assim recomendo muito a leitura do livro. Segue link do site do livro: http://www.androiddesignbook.com/
Segue links de dois posts do autor no Smashing:
C-Swipe: An Ergonomic Solution To Navigation Fragmentation On Android
A Definitive Guide To The Android Carousel Design Pattern
Vlw
Comentários Facebook