Porque Estudar Lançamento de Produtos Online

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Porque Estudar Lançamento de Produtos Online

Vinícius Thiengo05/12/2013, Quinta-feira, às 19h
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Opa! Blz?!

Nesse post não tem vídeo, na verdade queria falar sobre lançamento de produtos. É isso mesmo, porém não é marketing de nenhuma TekPix ou de algum produto que fiz. Nesse exato momento estou em São Paulo para um evento de marketing digital, mais precisamente o evento “Fórmula de Lançamento”. Porém não sei se você notou eu sou programador (não analista, programador) e deve vir a sua cabeça o seguinte questionamento: Marketing e programação não têm muito a ver um com o outro. Poderia concordar com você se essa afirmação tivesse vindo a mais ou menos um ano atrás quando eu apenas pensava que o importante era programar e então liberar o produto e contar com a sorte de ele ser ou não adotado pelas massas (ou seja, sorte). Porém acabei descobrindo que contar com a sorte pode ser um tanto injusto, pois imagina você estar empreendendo (trabalho pesado) para no final de tudo ter de contar com algo que você não tem controle nenhum, a sorte. Uma vez em sala de aula um professor meu disse a seguinte frase: “Ser inteligente é diferente de saber fazer dinheiro”. Encabulado com esse tipo de comentário que frequentemente vinha átona comecei a procurar conteúdo que me ajudasse a fazer com que meus produtos gerasse renda... achei aos milhares conteúdos falando sobre geração de renda com infoprodutos e cia. Algumas coisas adotei nos produtos que faço (o último foi o Peffans.com), porque realmente percebi que poderia dar um up consistente no lançamento. Porém nada, logo comecei a buscar pelas pessoas que estavam gerando receitas com seus produtos online e acabei descobrindo algo, eu na verdade inventava uma ferramenta e então a colocava livre, mas eu não perguntava ao mercado se eles estavam querendo aquele tipo de ferramenta ou se aquele tipo de ferramenta iria ajudar as pessoas a solucionarem algum problema enfrentado por elas no dia a dia. Eu apenas criava e lançava... e não é assim que a banda toca, percebi que quem estava gerando renda primeiro verificava qual era a necessidade do mercado e depois fazia um pré-lançamento para saber se teria demanda o possível produto a ser construído. Então se definia metas nesse pré-lançamento, se as metas fossem atingidas a ferramenta era desenvolvida (ou infoproduto), ou seja, não há tiro no escuro, há é muito teste e teste baseado em números, pois com as metas definidas esses caras sabem se tal ferramenta vai ou não trazer lucro.

Logo eu programador tentando empreender algo que faça a diferença notei que essa de lançar sem conhecimento de demanda não dá muito resultado, alias o único resultado que dá é que você acaba tendo que resolver vários problemas durante o caminho e então acaba evoluindo nas linguagens utilizadas, porém o money, nothing. Notei também que não há sorte, há testes e preparação, logo sai da minha zona de conforto que é PHP e cia para começar a entender como achar uma necessidade de mercado e então desenvolver tal necessidade. A minha ida para o desenvolvimento Android (e em breve IOS) foi por causa desse estudo que ando fazendo sobre necessidades de mercado, notei que a demanda por sistemas mobile está crescendo absurdamente e que há muita coisa ainda a ser feita. Sempre ouvi que era para começar a desenvolver em mobile, porém nunca eram frases consistentes, que realmente me mostrasse que o desenvolvimento mobile deveria ser algo no currículo de um desenvolvedor de hoje. Mas como ando acompanhando esse mercado de marketing online, comecei a ver números (se não me engano o Instagram foi vendido em menos de um ano de vida por nada mais nada menos que 1 bilhão de dólares) e números absurdamente grandes, logo aquele desenvolvimento mobile que já tinham me avisado ficou mais concreto e necessário para se ter... fui correndo para o Android (construí a APP do blog), vou ficar mais um pouco no Android para melhorar mais as habilidades na plataforma e logo após vou para o desenvolvimento IOS.

Estou novo ainda no mercado de marketing digital, não quero virar o mestre do marketing  digital, esse não é o objetivo. Na verdade quero enxergar o mercado de uma maneira mais para descobrir necessidades não supridas do que de apenas inventar e lançar.

Você deve se perguntar: E os Facebooks da vida? Eu não lembro de vê-los testando nada! Na verdade o grande teste do Facebook foi o Facemash, que se você assistir o filme que é baseado na história da rede o presidente do Facebook antes de cria-lo lançou dentro da faculdade um sistema que permitia avaliar as meninas da faculdade, logo com o sucesso o jovem percebeu que na verdade as pessoas somente entraram em massa porque estavam avaliando pessoas que elas viam diariamente, que elas no mínimo conheciam de vista e sabiam que eram pessoas normais (não artistas e tals). Ele teve essa sacada de que na verdade as pessoas queriam se conectar as outras, simplesmente isso, sem a necessidade de ser por meio de musicas (MySpace) ou por meio de redes lentas (Friendster). O Facemash foi o grande teste.

Enfim, a verdade é que o marketing digital esta ai e as necessidade ainda são muitas. Eu estou aprendendo como se faz, mas somente vou poder falar que deu certo, quando der certo, porém se eu pudesse já recomendar algo seria: vai para o desenvolvimento mobile (Android e IOS, principalmente) e use um tempo de seu dia para ver o que os caras que estão ganhando dinheiro na Internet com infoprodutos (não siga os picaretas, eles estão a lot na Internet) estão fazendo de mais comum, pois notei que esses camaradas sempre têm uma jogada ou outra que todos utilizam. Então é isso ae, o evento dura 3 dias e no final eu pretendo fazer um novo post. Vlw.

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