Procuram-se Super-Heróis

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Livros /Procuram-se Super-Heróis

Procuram-se Super-Heróis

Vinícius Thiengo29/11/2015, Domingo, às 11h
(554) (3) (3)
Capa do livro "Procuram-se Super-Heróis" de Bel Pesce
Título
Procuram-se Super-Heróis
Categoria
Empreendedorismo
Autor(es)
Bel Pesce
Editora
LeYa
Ano
2013
Edição
Páginas
103

Opa, blz?

Terminei a leitura do livro “Procuram-se Super-Heróis” de Bel Pesce, editora LeYa. Como nos livros anteriores, bom livro e de leitura rápida (poucas páginas e muitas imagens). O que vai encontrar aqui é basicamente as partes de dicas do livro “Super Cérebro” de Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi.

A autora é bem conhecida nas páginas de empreendedorismo no Brasil e isso, além de um funil de vendas muito bem feito, contribuíram para que eu comprasse o livro.

No livro a autora da dicas e exemplos de como conseguir o máximo de você quando é empático com as pessoas e objetiva metas difíceis. Os exemplos muitos são dela própria, os outros são de amigos.

Algo que notei nesse livro e em muitos outros, principalmente os sobre cérebro que andei lendo, é que os problemas que são apresentados, como: se sentir vitimizado, desistir quando as coisas ficam um pouco mais difíceis, invejar o acerto do outro, … são coisas que imaginei ter somente nos ambientes que vivo, faculdade, trabalho, … e não, na verdade é comum em outros lugares também, tem até entre pessoas que vieram do MIT. Então se existe aquele pensamento: “lá não tem esses tipos de problemas”, balela, eles têm os mesmo problemas que nós, claro que os impostos são menores e o povo é mais instruído, porém os problemas causados pela parte emocional das pessoas são ainda os mesmos… e saber disso é bom, pois é mais uma dúvida resolvida.

Esses insights de que nos lugares onde se tem mais resultados não há tanta diferença do que nos lugares de menos resultados é possível obter também em outros livros, incluindo de programação. Encontrei também no livro “E-Commerce com PHP e MySQL” de Larry Ullman, editora Novatec. Sempre tive a desconfiança de que os gringos programam em um nível muito mais avançado que o nosso, sem exceção, aparentemente também era mito, pois o autor é um dos fenômenos no desenvolvimento de e-commerce (e polêmico, segundo o livro) e muito dos códigos do livro têm HTML e SQL misturados… pode até ser mais rápido, mas ai é pensar se vale o pouco de velocidade ganha ante a manutenção sendo perdida com a evolução do software (sem divisão de camada de visão, lógica, persistência, ...).

Voltando ao livro “Procuram-se Super-Heróis”, uma das coisas que achei importante foi a de definição de metas diárias e cumprir com elas, as vezes tarefas que para um dia seriam ditas impossíveis, a autora mostra que a medida que você vai terminando uma por uma a poucos você termina tudo, e para acrescentar a dica utilizo um insight do livro “O Jeito Zuckerberg de Fazer Negócios” de Ekaterina Walter, onde é apresentado, entre outras coisas, que o Mark Zuckerberg tem como um dos princípios realizar primeiro as coisas fáceis e deixar as difíceis para o final. A autora fala também sobre perdoar, algo que não lembro de ter visto nos outros dois livros dela e que é também falado no livro “Super Cérebro”. Fala sobre criar desafios, escutar as pessoas com entusiasmo, incentivar sempre que possível (um case de uma amiga que queria programar, mas não tinha muita paciência e não era boa em exatas, com o incentivo dos amigos ela superou essas barreiras)…

Tem algumas dicas que eu não sei se adotaria, algo como perguntar a pessoa ao lado, no ônibus, como ela está se sentindo ou então dar bom dia a todos que ver.. mas enfim, se é algo que deixa seu cérebro com um viés positivo, então keep going, pois já está confirmado que pensamento positivo aumenta a produção.

Então é isso, não tenho muito para falar, pois como dito no inicio, o livro é pequeno, mesmo assim motivador. As dicas que a autora da são dicas para trazer o leitor para o lado positivo da força, algo bom. Vou de 4 estrelas, pois seria uma leitura boa caso esteja sem uma outra obra com mais knowledge a ser adquirido, “Rápido e Devagar” de Daniel Kahneman, por exemplo.

Vlw

 

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

Rápido e DevagarRápido e DevagarLivros
O Cérebro Com Foco e DisciplinaO Cérebro Com Foco e DisciplinaLivros
Super CérebroSuper CérebroLivros
O Poder das MultidõesO Poder das MultidõesLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (3)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
10/03/2016, Quinta-feira, às 18h
A Bel é uma empreendedora que eu mais sigo o modelo. Adoro a "A menina do vale" com certeza vou ler esse também!
Responder
30/11/2015, Segunda-feira, às 06h
outro livro bacana sobre empreendedorismo é o GERAÇÃO DE VALOR 2 que acabou de ser lançado.

[]'s
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
30/11/2015, Segunda-feira, às 07h
O 1 é mt bom... vou ver se consigo o 2 o quanto antes. Abraço
Responder