Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Empreendedorismo /Até 900 mil profissionais de TI para demanda do mercado Europeu

Até 900 mil profissionais de TI para demanda do mercado Europeu

Vinícius Thiengo20/08/2015, Quinta-feira, às 10h
(3190) (4) (606) (8) (2)
Go-ahead
"Construa uma voz e uma opinião em primeiro lugar e, em seguida, se essas ressoam com o público, então você vai ter uma audiência."
Adam Carolla
Código limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas598
Comprar Livro
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Conheça a nova feira de trabalho em TI de Lisboa e a plataforma de empregos por trás dela

Uma marina que parece o set de um thriller de ficção de científica, um barco que remonta a outra época, um balão de grande altitude levando uma sardinha grelhada para o espaço pela primeira vez.

Não, não é uma tentativa pós-apocalíptica de reconstruir a civilização em torno do deus peixe - é o #LandingFestival, uma nova feira de trabalho criada pela plataforma de empregos online Landing.jobs - onde duas dúzias dos melhores empregadores da Europa se reuniram no dia 18 de junho, desesperados para atrair a atenção de mais de 600 candidatos talentosos num país que ainda está tentando superar a crise econômica.

E essa é só uma parte da história - em Portugal, cerca de oito mil vagas do setor de tecnologia não serão preenchidas. Em Londres esse número é muito mais alto: 46 mil vagas. A União Europeia encomendou vários estudos que concluíram que, até 2020, serão necessários mais 900 mil profissionais de TI para atender à demanda do mercado.

Alguns do maiores nomes em tecnologia na Europa estavam presentes no #LandingFestival, incluindo algumas startups portuguesas que cresceram e se tornaram empresas globais, como Feedzai, Farfetch, Talkdesk, Miniclip e Uniplaces — para mencionar algumas.

"Não há bons candidatos em quantidade suficiente"

Há mais vagas do que pessoas suficientemente qualificadas para essas oportunidades e a Landing.jobs parece ter notado algo que as agências de recrutamento e os sites de vagas ainda não perceberam - o poder é dos candidatos, não das empresas que querem contratá-los.

"Sim, nós recebemos centenas de candidaturas a cada vaga aberta nos sites de vagas tradicionais, mas isso não altera o fato de que não há bons candidatos em quantidade suficiente", diz Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, empresa que recentemente recebeu um investimento extra de US$ 15 milhões e que desde o seu início tem usado a Landing.jobs para contratar - quase metade da sua equipe de tecnologia em Portugal foi encontrada assim.

"A Landing.Jobs nos ajuda a diminuir o processo de contratação de meses para semanas. A plataforma possibilita filtrar as candidaturas mais interessantes para nós, alinharmos as expectativas com uma equipe de operações muito proativa e, agora, eles organizam um evento que dá a oportunidade de conectar pessoas como eu às equipes que eu preciso montar para já."

"Eu não sei como podemos transpor essa experiência para a tela, mas vamos continuar fazendo nosso melhor", diz Matthew Carrozo, Gerente de Marketing da Landing.jobs, minutos depois de ter lançado ao espaço a primeira sardinha grelhada, num balão de grande altitude do Balua Project.

Boas oportunidades nas áreas de programação, design e marketing digital

"Junho é o mês das festas populares aqui em Lisboa. Não havia como não termos sardinhas", emenda Carrozo, que se mudou para Lisboa no início de 2015 depois de passar sete anos em Londres, trabalhando no aquecido mercado digital de lá. Ele menciona a maior qualidade de vida e o maior desafio profissional numa cena de startups que se tornou relevante nos últimos anos.

"Eu consegui meu primeiro trabalho depois de formado em Londres, e apenas seis meses depois, em outubro de 2008, veio a crise econômica. Minha geração teve que lidar com o choque emocional da recessão. Mas para quem trabalha no setor de tecnologia - como programador, designer, em marketing digital - sempre houve grandes oportunidades, e está só melhorando."

"Assim como eu pude experimentar algo novo nessa cidade linda, os talentos daqui sabem que têm muitas escolhas em termos de imigração ou de trabalho remoto."

No evento, a Landing.jobs também revelou as conclusões de um estudo que realizou com centenas de profissionais de TI portugueses, qualificados e experientes. Embora quase 66% estejam bastante interessados em emigrar para trabalhar, impressionantes 93% prefeririam trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira, mas em sua terra natal.

Empresas do setor financeiro também buscam profissionais de TI

Isso pode explicar a presença da DigitalsLBI, empresa baseada em Londres e uma das maiores agências de publicidade digital, que já opera em Madri num sistema chamado "nearshoring" (uma espécie de offshoring com distâncias geográficas mais curtas), e percebe o valor de ter times internacionais e escritórios remotos.

"Em Londres, estamos disputando talentos não apenas com as agências concorrentes, mas também com uma série de empresas de TI para finanças e ainda as gigantes americanas de tecnologia, sem falar no custo dos espaços de trabalho e do aumento dos salários. Nós sabemos que temos que olhar mais longe para impressionar uma nova geração de candidatos, se quisermos permanecer no jogo e fazer crescer nosso negócio".

Impressionar é preciso e alguns empregadores aproveitaram a melhor oportunidade que o evento da Landing.jobs oferecia: um passeio de caravela ao pôr-do-sol pelo Rio Tejo, onde fundadores e gestores de empresas tiveram a chance de conquistar dois grupos de 150 profissionais de TI com pequenas apresentações de cinco minutos. Eles ainda responderam a perguntas daqueles que têm o privilégio de poder escolher onde construir suas carreiras.  

Salário é um dos motivos menos importantes para mudança de emprego

"Feiras de trabalho são uma chatice e a gente sabe disso. E a gente sabe também que dinheiro não é tudo", diz David Bento, Gerente de Operações da Landing.jobs.

"Nossa pesquisa confirmou outro fato que pode parecer surpreendente, mas que nós sabemos há muito tempo - na mudança de emprego, o dinheiro é um dos motivos menos importantes. O ambiente de trabalho, a cultura e visão da empresa, o desafio profissional e as oportunidades de crescimento são questões que aparecem antes do salário."

David continua: "Boa parte do meu trabalho é ter certeza de que nossos empregadores entendem que, se quiserem atrair os melhores talentos, precisam focar não apenas nos seus clientes mas nas pessoas que vão compor suas equipes. No nosso negócio, temos grandes planos para ajudá-los a fazer isso, de modo que eles estejam sempre ligados a um espaço onde terão a atenção dos melhores profissionais."

Plataforma aberta a profissionais brasileiros

Da mesma forma, profissionais brasileiros de TI encontram na Landing.jobs uma oportunidade de se colocaram num mercado fora do Brasil. A Landing.jobs já recebe inscrições de brasileiros e já contabiliza casos bem sucedidos de contratação de profissionais do Brasil.

As oportunidades de trabalho oferecidas pela Landing.jobs se concentram nas seguintes áreas: Desenvolvimento Back-end, Front-end e Full-stack (PHP; Java; Node.js; Ruby on Rails; Python; Cobol; PHP/Pearl); Business Application (BI/CRM/ERP); Data Science; DevOps / Sysadmin (SQL Server); Eletrônica e Telecomunicações; Manutenção e Suporte; Marketing e Comunicação; Desenvolvimento Mobile (iOS e Android); Gerenciamento de projeto e de produto; Operações e Vendas; Design de UX / UI; Video / Motion Graphics. A média dos salários fica em torno dos 1.500 euros líquidos.

Não é difícil se deixar contagiar pela energia da equipe da Landing.jobs e pelo desafio que eles abraçaram. E não só por causa do evento que eles convenceram os empregadores a realizar para atrair centenas de potenciais candidatos.

Plataforma promove encontros entre grandes profissionais e grandes empresas

"Olha lá!", grita Tiago Moreiras, Gerente de Produto da Landing.jobs, apontando para o Príncipe Perfeito, que se aproximava da marina. Mais sossegado, ele conta que abrir mão do conforto de seu emprego na Novabase, empresa de consultoria em TI, foi uma das decisões mais difíceis - e recompensadoras - que já teve que tomar.

"Eu não tinha percebido o quão grande era o problema. Todo dia eu entendo melhor a importância que temos na vida das pessoas, somos só a ponta do iceberg nessa promoção de encontros entre grandes profissionais e grandes empresas que querem realizar grandes feitos."

Embora algoritmos inteligentes e outra tecnologia de automatização faça sua parte para o futuro da empresa, a Landing.jobs está comprometida com a missão de fazer jus ao seu nome, mas de "uma forma humana".

Tiago acrescenta: "Minha experiência é em business intelligence e gerenciamento de projetos, então planilhas e sprints tomam uma grande parte da minha semana de trabalho, mas eu passo algumas horas por dia lendo e respondendo centenas de pessoas que entram em contato conosco com todo o tipo de questão".

"Eles pedem conselhos sobre as candidaturas, perguntam se devem ou não esperar por uma entrevista. Também recebemos avisos sobre bugs na plataforma ou pedidos de gestores para desenvolvermos uma nova funcionalidade. E ainda há as mensagens com carinhas felizes quando um candidato é contratado, ou carinhas tristes quando eles não chegam ao fim do processo… Nós temos um papel importante nas vidas das pessoas. É difícil não se sentir afetado por isso. Estamos honrados e aceitamos o desafio!"

--

Post guest: Flávia Motta é Project manager em Landing.jobs.

Para saber mais detalhes de vagas, como será no Brasil (se as vagas de empresas brasileiras também vão estar disponíveis na plataforma), ... entre em contato pela plataforma Landing.jobs ou pelo email de Flávia Motta flavia.motta@landing.jobs

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

Toolbar, Material Design Android - Parte 1Toolbar, Material Design Android - Parte 1Android
StartStartLivros
8º Sorteio Novatec e Blog Thiengo [Calopsita], livro Crie Seu Próprio Site8º Sorteio Novatec e Blog Thiengo [Calopsita], livro Crie Seu Próprio SiteSorteios
PHP Moderno - Novos Recursos e Boas PráticasPHP Moderno - Novos Recursos e Boas PráticasLivros

Compartilhar

Comentários Facebook (4)

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...