Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Android /Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog

Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog

Vinícius Thiengo03/12/2016, Sábado, às 23h
(3867) (20) (236) (22)

Opa, blz?

Nesse artigo vou listar de maneira ordenada como estudar o conteúdo do Blog e, consequentemente, aprender a programar, criar, aplicatvos Android.

Alguns dos seguidores do Blog e do canal no YouTube solicitam, frequentemente, uma lista com a melhor maneira de estudar Android utilizando os conteúdos gratuitos disponíveis aqui.

A resposta que enviava, até antes desse artigo, era construída na hora. Algumas vezes alguns conteúdos acabavam sendo indicados para estudo quando na verdade não tinham mais efeitos no dev Android.

Outras vezes alguns conteúdos eram esquecidos, conteúdos importantes para entendimento de outros indicados na lista enviada como resposta.

Outra critica frequente ao Blog é que tem muito conteúdo depreciado, que não mais está em uso no Android, mas mesmo assim eles persistem nas Play Lists do canal. Os artigos e vídeos sobre a ActionBar, por exemplo.

Tendo em mente esses e outros problemas relacionados ao estudo do Android com os conteúdos gratuitos do Blog, foi criado esse artigo com indicações de conteúdos internos ao site, que mesmo quando antigos e listados no texto abaixo no artigo, são importantes tanto quanto (ou mais) os posts mais atuais.

É muito importante ressaltar, logo início, que o foco desse artigo é indicar conteúdos do Blog, corretamente ordenados, para um estudo adequado para se tornar um programador Android. Ou seja, os detalhes de cada artigo indicado estarão nos textos e vídeos desses artigos.

Abaixo a lista de tópicos que estarão sendo abordados. É importante que você siga a ordem das listas e tópicos para seus estudos. Essas foram colocadas nessa ordem para que o aprendizado seja eficiente:

Então, keep studying.

Informações importantes

Como já informado, estarei indicando somente conteúdos já publicados aqui no blog, então é importante informar que alguns deles são a partir de 2013 (e mesmo assim ainda muito uteis).

Nessa época o Android Studio não era o principal IDE de desenvolvimento para Android e sim o Eclipse.

Mesmo sabendo disso, você deve seguir todos os artigos e vídeos indicados utilizando o Android Studio, que é o IDE principal para desenvolvimento de aplicativos Android.

No momento de programar, digo, quando você visualizar os vídeos e então notar que é o IDE Eclipse sendo utilizado, continue, porém implemente o conteúdo com sua instalação do Android Studio, pois quase todos os conteúdos apresentados com o Eclipse são apenas códigos sem dependencias de libraries externas, ou seja, facilmente reproduziveis também no Android Studio.

Antes de prosseguir, caso ainda não tenha feito, realize o download do IDE Android Studio no seguinte link oficial: https://developer.android.com/studio/index.html?hl=pt-br.

No link para download indicado acima há uma série de conteúdos sobre o Android Studio, como utiliza-lo de maneira eficiente. Muito do conteúdo (ou tudo) está em português, logo, vale o estudo.

O processo de instalação é bem simples, independente do sistema operacional que você esteja utilizando.

Modo de estudo recomendado

Em todos os artigos indicados, deixo neles ou o link para acesso ao projeto completo no GitHub ou o link para download do arquivo .zip que contém o projeto.

Sempre busque fazer o Download do projeto e então seguir abrindo-o no Android Studio utilizando a opção "Open an existing Android Studio project" no caso de ser um projeto construído no Android Studio:

Ou a opção "Import project (Eclipse ADT, Gradle, etc.)" no caso de um projeto construído no Eclipse:

Com isso veja como foi a implementação que apliquei, porém não deixe de fazer primeiro a sua implementação, digo, seguindo o que faço no vídeo ou tutorial em texto.

Com um pouco mais de disposição, o que realmente indico é o modo de estudo que eu pratico: você desenvolver algum projeto que já tenha em mente ao mesmo tempo que vai aprendendo os conteúdos nos artigos. Um projeto como um marketplace de lava-jatos, por exemplo.

Assim que for aprendendo a desenvolver no Java Android, com os conteúdos, veja se o assunto atual em estudo é aplicável a sua ideia e então, caso sim, comece a desenvolver aquela parte do projeto.

Note que quando você vai construindo, praticando, as chances de aprender são ainda maiores. Além do conhecimento tácito que adquiri por estar "colocando a mão na massa".

Vai notar que os artigos mais atuais do Blog têm também, além do conteúdo apresentado em vídeo, o conteúdo em texto.

Não deixe de ler todo o texto depois de ver o vídeo (ou vice-versa), de cada artigo, pois algumas vezes abordo em texto o que, despercebidamente, passou sem ser mencionado no vídeo.

E agora a dica triunfal: não deixe de ler todos os comentários de todos os artigos indicados, incluindo os comentários das páginas dos vídeos no YouTube. Isso mesmo quando você tiver entendido tudo, pois quase sempre tem algo útil que ainda não captou, até mesmo respostas para algumas de suas dúvidas.

E, obviamente, se mesmo assim, lendo também os comentários, alguma dúvida tenha persistido, não deixe de perguntar nos comentários do artigo onde há dúvida.

Com isso podemos seguir com as listas de conteúdos para estudo. Lembre de seguir a lista na ordem apresentada, incluindo os tópicos do artigo.

Warm up

Alguns primeiros passos importantes antes de iniciar com a codificação:

  • Criando Uma APP de Somar em Android:
    • Uma APP bem simples sendo criada, tente reproduzir em seu Android Studio.
  • Liberando o Android do Seu Smartphone Para Programação:
    • Caso o conteúdo do artigo acima não funcione para ti, devido a versão do Android ser mais atual que a apresentada em vídeo, faça o seguinte. Acesse em seu aparelho real:
      • Settings (Configurações);
      • About phone (Sobre o dispositivo);
      • Build number (Nº de compilação). Aqui, clique sete vezes nesse item. Logo depois aparecerá uma mensagem similar a: "Modo de desenvolvedor ativado".

Caso não tenha um device real para testes (e mesmo que tenha um), crie no Android Studio um emulador, indo em AVD, exatamente como faço no pequeno vídeo abaixo:

A base para programadores Android

Abaixo listo os artigos que considero essenciais para qualquer deenvolvedor Android:

Você deve ter notado que não falei nada sobre layout na lista acima. Sim, é isso mesmo, é possível estudar o conteúdo da lista anterior sem ter visto nada sobre os XML Android ainda.

Até aqui, apenas veja e siga os layouts sendo utilizados. No decorrer do artigo listarei muitos dos conteúdos sobre layout, os que ainda são importantes saber sobre.

A base sobre: Views e Layouts

Então com o conteúdo anterior, digo, da seção A base para programadores Android, ainda não consigo construir nenhum aplicativo?

Na verdade consegue, mas somente aplicativos muito simples. Siga com os estudos, utilizando agora a lista de conteúdos abaixo:

Recursos de visualização mais comuns e atuais, Material Design

Abaixo segue a lista com os componentes de layout mais comumente utilizados nas novas versões de aplicativos Android.

Importante ressaltar que apesar das numerações nos títulos dos artigos, você deve focar no aprendizado único do conteúdo central apresentado no artigo / vídeo. Pois eu não levei em conta as ordens das Play Lists do Blog, isso, pois não achei que elas estão bem construídas para o aprendizado quanto esse artigo aqui.

Segue:

Persistência local

Abaixo a lista de conteúdos para o aplicativo Android poder também trabalhar offline (ou somente offline, caso não tenha conteúdo remoto vinculado):

Recursos de rede

Outro conteúdo muito importante no desenvolvimento Android, tendo em mente que muitos aplicativos utilizam o recurso apresentado nesse conteúdo, é sobre o assunto: conexão com recursos remotos, mais precisamente, recursos na Web.

Segue lista de artigos:

Recursos de comunicação e outras Views de contextos mais específicos

Abaixo a lista de artigos com alguns recursos e Views que vão permitir que você deixe seus aplicativos Android ainda mais sofisticados em relação ao que já construiu com os conteúdos apresentados nas listas anteriores.

Segue:

Alertas, notificações e push message

Abaixo os artigos para que sua APP aumente o engajamento. Alertas internos e notificações na barra de status do device Android. Segue a lista:

Monetização de aplicativos

Conteúdos sobre monetização são importantes, principalmente quando há dicas de como utilizar, por exemplo, mais de uma API de anúncio no mesmo aplicativo (na mesma Activity também).

Segue lista:

Otimizando o aplicativo

Artigos um pouco mais avançados que os anteriores (e posteriores), porém com contreúdos fundamentais para melhoria de aplicativos Android, principalmente a melhoria em termos de performance, esse último quando há uso indevido de recursos.

Tenha mente que otimização em APPs Android é um assunto importante devido a limitação de recursos que temos nos devices mobile.

Segue lista:

APIs de redes sociais

Acredite, esse conteúdo também é importante. Note que a lista abaixo tem conteúdos dentro de Play Lists, a mais presente é a Play List do Firebase. Ignore o conteúdo que não é relacionado a library específica da rede social em vídeo.

Segue lista:

Geolocalização

Para aqueles que utilizam recursos de mapa em aplicativos mobile, abaixo o conteúdo que considero importante saber sobre esse tema:

Apesar de ter aqui no Blog conteúdos sobre o OpenStreetMap, não o coloquei acima, pois eu mesmo não o utilizo, mas caso não você queira pagar a Business License do Google para poder utilizar o Android Maps comercialmente, você encontrará os vídeos do OpenStreetMap, ordenados corretamente, na Play List a seguir: Geolocalização no Android.

Conteúdos que podem ajudar no domínio do problema de seu aplicativo (opcional)

Alguns recursos extras que podem ser uteis em seu APP Android:

Conclusão

Como informado no início do artigo: somente conteúdos do Blog. Digo, a maioria. Outras referências foram inevitáveis para que você depois não perdesse horas tentando descobrir o problema do exemplo.

Com o estudo dos conteúdos listados anteriormente no artigo, acredito que você já poderá seguir com suas próprias pernas no mundo do desenvolvimento de aplicativos Android.

Além desse Blog e do Canal no YouTube, outros links que recomendo você acompanhar estão listados no artigo a seguir: Sites, Canais e Blogs Gringos Para Estudar Desenvolvimento Android.

E também nunca descarte a opção de primeiro buscar conteúdos na documentação do Android: Android Developers. Alguns dos conteúdos da documentação já estão em português.

Note que aqui não tem todos os artigos referentes ao dev Android publicados no Blog. Para acesso a todos, de forma não ordenada, entre no link a seguir: Android Blog Thiengo Calopsita.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários logo abaixo. Esse artigo (as listas) poderá (e será) atualizado de acordo com os novos conteúdos disponibilizados no Blog.

Vlw.

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

Proguard AndroidProguard AndroidAndroid
Lint Tool Para Alta Performance em APPs AndroidLint Tool Para Alta Performance em APPs AndroidAndroid
Input File no WebView AndroidInput File no WebView AndroidAndroid
GCMNetworkManager Para Execução de Tarefas no Background AndroidGCMNetworkManager Para Execução de Tarefas no Background AndroidAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook (8)

Comentários Blog (12)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
Alan Lucena (1) (0)
17/03/2017, Sexta-feira, às 16h
Boa tarde Thiengo! Venho através de seu site tentar sanar uma duvida, estudo de manhã, tarde e a noite, seus vídeos, cursos da udemy, livro do Ricardo Lecheta, tudo dividido por horários, porém parece que não estou vendo grandes avanços em questões de memorização, o que de fato necessito para tal absorção em relação com a quantidade de horas estudadas por dia?
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
20/03/2017, Segunda-feira, às 20h
Alan, tudo bem?

Suas fontes são boas, mas o tempo em estudo tem que ser menor que o tempo na prática. Essa é minha visão sobre: conseguir o avanço.

Ao invés de somente estudar, estude e construa algo. Em paralelo ao estudo, assumindo uma rotina de 1 hora dia de estudo de Android, construa algum aplicativo, tente um que vai lhe obrigar a entrar em fóruns, Blogs, documentação, grupos, ?

Quando iniciei no desenvolvimento Web, meu primeiro site foi um de classificados online, nem mesmo Blog eu tinha feito antes. O código saiu mal escrito, alguns bugs, mas o projeto foi finalizado. O mais importante que ganhei foi o aprendizado tácito, coisa que livros não podem dar.

Note que não estou descartando os estudos, esses são essenciais para a melhora da performance e aprendizado, mas a fixação do conhecimento, somente com a prática.

Altere sua rotina, coloque a construção de algum algoritmo nela, somente um, quando termina-lo, tente melhora-lo, aplicando padrões e mais funcionalidades, e, obviamente, coloque-o na Play Store para ter feedback sobre seu trabalho. Abraço.
Responder
Alan Lucena (1) (0)
20/03/2017, Segunda-feira, às 21h
Muito obrigado pela atenção, irei seguir seus conselhos!!!
Responder
01/02/2017, Quarta-feira, às 15h
Artigo excelente, já venho acompanhando seus videos a um tempo e tenho aprendido bastante, muito bom e recomendo sempre.
Responder
Isabele Moraes (2) (0)
29/12/2016, Quinta-feira, às 13h
Ola Thiengo blz?
Primeiramente quero agradecer pela dedicação em montar esse roteiro de estudos e por compartilhar seu conhecimento conosco, pois atualmente é muito difícil achar boas aulas gratuitas.
Vamos a minha duvida: Gostaria de saber se você tem algum vídeo explicando sobre as funcionalidades da IDE do Android Studio, e caso não tenha poderia me recomendar algum que conheça? Sou iniciante e creio que irá 'clarear' bastante se eu conhecer um pouco da IDE.

Obrigada!
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
30/12/2016, Sexta-feira, às 07h
Isabele, tudo bem aqui.

Sobre o Android Studio não tenho conteúdo ainda. Mas os artigos iniciais sobre o Android Studio na documentação do Android são muito bons e alguns em português.

Recomendo ela, pois para mim é a melhor fonte sobre esse IDE: https://developer.android.com/studio/intro/index.html?hl=pt-br

No artigo do link acima haverão outros links sobre o IDE. Recomendo que em paralelo vá praticando (não somente fique lendo), pois assim será ainda mais simples entende-lo. É um excelente IDE, apesar de ser um pouco pesado. Abraço.
Responder
27/12/2016, Terça-feira, às 11h
Muito bom. Vou começar e vai me ajudar muito.
Responder
Carlos (2) (0)
09/12/2016, Sexta-feira, às 10h
Magnifico Thiengo, você é de mais, sou eternamente grato por compartilhar todo seu conhecimento.
Responder
06/12/2016, Terça-feira, às 19h
Excelente post, Thiengo.
Minha área é infraestrutura, mas ando acompanhando seus posts e videos, arriscando algumas coisas de dev e posso dizer que tem me ajudado muito!

By the way,  comprei o seu livro "Refatorando Para Programas Limpos" e estou gostando muito da leitura. Parabéns.

Um Forte Abraço.

-Hecton.
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
06/12/2016, Terça-feira, às 23h
Hecton, muito bom saber que o conteúdo do Blog está lhe ajudando de alguma forma.

E show de bola que está curtindo o livro. O conteúdo de engenharia de software é muito importante para sistemas orientado a objetos. Forte abraço.
Responder
06/12/2016, Terça-feira, às 16h
Cara, sensacional seu blog.
Estive por fora do desenvolvimento Android por 3 anos e estou reaprendendo aqui com muita qualidade.
Obrigado por dispor do seu tempo para nos ajudar.

Abraço!!!
Responder
Ruan Alves (2) (0)
05/12/2016, Segunda-feira, às 14h
Sensacional ... Vlw
Responder