Alavancar Startup. Vale a pena?

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Empreendedorismo /Alavancar Startup. Vale a pena?

Alavancar Startup. Vale a pena?

Vinícius Thiengo18/11/2013
(878) (2) (1)
Go-ahead
"Você não começa com tudo a construir uma parede. Você não diz 'eu estou indo para construir a maior parede que já foi construída.' Você não começa por aí. Você diz: 'Eu vou colocar este tijolo tão perfeitamente como um tijolo pode ser colocado.' Você faz isso todos os dias. E logo você tem uma muralha."
Will Smith
Código limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas598
Comprar Livro
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

E ai! Blz?! Então, um dia desses estava lendo um artigo sobre "Alavancar Startup" que estava disposto no site da Endeavor.

Basicamente o artigo dizia que primeiro os empreendedores devem provar o modelo de negócio para quando as coisas começarem a ficar pesadas devido a alta demenda para então buscar investidores (venture capital, angels, ...). Você, concorda?

Eu partilho da mesmo opinião... é muito fácil ter uma idéia e já sair correndo atrás de gente para colocar o dinheiro e então ficar preso em um escritório desenvolvendo a ideia durante 6 meses, 1 ano, ... posso parecer um tanto radical, mas fazer isso, para mim, perde muito do que é o empreendedorismo. Pois o "grosso" do negócio o empreendedor não fez, que é mesmo com pouco recurso e com tempo escasso desenvolver a idea a ponto de se tornar algo factível (que já pode ser lançado ao mercado). Acho que quando o empreendedor vem lá de baixo, implementando as ideias desde o zero, ele tende a compreender melhor a cultura do fracasso e a obter mais conhecimento tácito. A cultura do fracasso nos coloca com os pés no chão, não estou falando de ter medo de arriscar, estou falando de saber lidar com erros do passado e saber filtrar as oportunidades que realmente merecem maior esforço. Conhecimento tácito, não preciso nem de falar, isso você somente obtém praticando, não há livros nem sites lhe ensinando. É muito valioso, pois contra fatos não há argumentos, e quando você comessa a aplicar a coisa na vera você realmente ve o fato, o negócio acontecendo.

Acho que quando o empreendedor tem uma baita de uma ideia em que ele realmente acredita que pode causar impacto, mas que ele não faz a miníma ideia de como implementá-la, ele pode buscar parcerias de amigos ou outros empreendedores que estão dispostos a partilhar e aplicar bastante trabalho nessa ideia. Só uma sugestão.

Correr atrás de capital terceiro logo na inicio, sem ter provado o modelo de negócio na mercado pode ser também muito frustrante, pois logo ali no inicio você terá grande possibilidade de ouvir um NÃO em alto e bom som. Sua ideia deverá ser muito panque para convencer um investidor (que deve ter muita experiência na área de investimentos) a colocar o dinheiro dele na sua "ideia" e não em um "projeto já em funcionamento".

Então é isso, eu concordo fortemente com o pensamento do autor do artigo na Endeavor quanto primeiro válidar o modelo de negócio para depois buscar parcerias de investimento.

Comente sobre o que você acha!

Para acessar o artigo de Guga Gorenstein na Endeavor clique no link a seguir: Quer escalar a sua startup? Então, esqueça isso

Se divirta, evolua.

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

Empreendedorismo com Ozires Silva (Embraer)Empreendedorismo com Ozires Silva (Embraer)Empreendedorismo
Preço de Software: Estratégias Para Negociar Com Clientes PechincheirosPreço de Software: Estratégias Para Negociar Com Clientes PechincheirosEmpreendedorismo
Empreendedorismo com Eduardo Lyra (Jovens Falcões)Empreendedorismo com Eduardo Lyra (Jovens Falcões)Empreendedorismo
Empreendedorismo com Porta dos Fundos (Foi Por Acaso)Empreendedorismo com Porta dos Fundos (Foi Por Acaso)Empreendedorismo

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...